José Carioca

Conheça a origem do ilustre personagem Zé Carioca da Disney.


 
José Carioca (conhecido no Brasil como Zé Carioca, uma forma familiar para o nome português "José", da mesma forma que "Joe" é uma forma familiar para o nome inglês "Joseph") é um papagaio brasileiro do Rio de Janeiro que é amigo de Donald Duck. Foi criado no começo da década de 1940 pelos estúdios Walt Disney. Ele é retratado como o típico malandro carioca, sempre escapando dos problemas com o "jeitinho" característico.
 

 
José é baseado em um papagaio e criado por Walt Disney durante sua viagem ao Brasil. Ele foi criado durante os eventos da Segunda Guerra Mundial, através da "Política de Boa Vizinhança" para reforçar a cooperação do Brasil. Ele representa todos os aspectos do típico brasileiro. Ele é inteligente, amigável e está sempre de bom humor. Suas roupas representam os brasileiros "Malandros" e sua felicidade se assemelha à do Rio de Janeiro.

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial até 1949, os filmes americanos não podiam ser exportados para a Europa. Para encontrar um novo mercado para compensar isso, a Walt Disney se concentrou no mercado sul-americano e usou José Carioca para ajudar a promover isso.

Personalidade 

José é praticamente o oposto de Donald. Ele é retratado como um mulherengo, gosta de festas, e carrega um guarda-chuva onde quer que vá, usando-o como uma bengala; Ele também pode usá-lo como um instrumento musical, como uma flauta, guitarra ou trombone. Ele é extremamente benevolente e depravado, tende a fazer amigos com bastante facilidade, e raramente sofre os mesmos infortúnios cômicos que seus clássicos da Disney.José é um dos poucos personagens da Disney a admirar Donald Duck e seu trabalho, como o próprio José revelou em Saludos Amigos. Sendo um fã, ele estava mais do que feliz em apresentar Donald ao Rio, e um vínculo amigável cresceu rapidamente depois. Desde então, José e Donald expressam grande alegria sempre que têm a chance de se reunir. José é também o melhor amigo de Panchito Pistoles, que, apesar de ser o mais desenfreado e imprevisível dos três, partilha o carisma e a prosperidade de José. 

Conheça a origem do ilustre personagem Zé Carioca da Disney.


O papagaio José Carioca (vulgo Zé Carioca) foi criado para o filme "Alô, amigos" (Saludos Amigos), de 1942, lançado nos EUA no ano seguinte pela Disney. Antes do lançamento americano, tiras de jornal foram publicadas com as aventuras do Zé Carioca. O filme era dividido em quatro partes e mostrava a América do Sul, na qual o Zé guiava Pato Donald na sua visita ao Brasil: apresentou ao pato a cachaça e o samba. O filme foi criado a partir de dados coletados numa visita de artistas dos Estúdios Disney – entre eles o próprio Walt Disney – à América do Sul (que é mostrada em flashes durante o filme).

Zé Carioca foi criado pelo próprio Walt Disney dentro do Hotel Copacabana Palace. Impressionado com a técnica de J. Carlos, cartunista que desenhava as versões brasileiras de personagens da empresa na revista "O Tico Tico", Disney o convidou para trabalhar em Hollywood, mas o convite foi recusado por J. Carlos. Segundo alguns jornalistas, Walt Disney criou e enviou o personagem José Carioca para Carlos, dizendo esta ser uma homenagem ao cartunista. Outros especulam que o papagaio foi inspirado no sambista Paulo da Portela, outros que foi inspirado no cavaquinhista paulista, José do Patrocínio Oliveira, o Zezinho, que inclusive dublou o personagem no filme Saludo Amigos. O uso do guarda-chuva pode ter vindo do Dr. Jacarandá, uma figura ilustre do folclore carioca da época.

 

Um comentário:

Um poema é ...

Um Poema é... (A Poem Is ...) é uma minissérie apresentada no Disney Junior. A série consiste em 22 poemas clássicos lidos por convidados f...