No Brasil, o Zé Carioca chegou aos quadrinhos na revista O Globo Juvenil em meados da década de 1940. Em julho de 1950, apareceu na capa do primeiro número da revista O Pato Donald. Em 1961, já mais bem estruturado em seu "universo", ganha uma publicação própria com a numeração iniciando no 479 e aproveitando os números ímpares da seqüência do Pato Donald, que permanecia com os números pares daí em diante.
Personagens

Rosinha (1942) – (nome completo Rosa Vaz, Maria Vaz no original) é uma personagem de história em quadrinhos da Disney. Participa do universo do Zé Carioca, onde é a personagem feminina de maior destaque. Surgiu nas tiras de jornais em 1942, assim como Nestor. Nas publicações americanas, a personagem nunca mais foi utilizada, mas foi adotada nas histórias brasileiras publicadas pela Editora Abril, nas histórias produzidas na Holanda, só aparece em apenas uma única história.
Filha do ricaço Rocha Vaz, Rosinha é de personalidade forte e generosa, reside na mansão do pai em um bairro nobre vizinho à Vila Xurupita (embora às vezes seja referido seu endereço como Vila Xurupita também). É namorada do Zé Carioca, que tem origem (e presente) humilde, o que faz com que todos de sua classe social reprovem seu namoro com o papagaio, em especial o seu pai. Embora defenda o seu namorado contra tudo e contra todos, no fundo também questiona o estilo de vida dele, e sonha com o dia em que ele arrumará emprego e a pedirá em casamento.
Nestor (1944) – É o melhor amigo do Zé Carioca, acompanhando-o desde suas primeiras tiras de jornal. Trata-se de um urubu, que a princípio vestia-se com uma camisa vermelha com uma faixa horizontal preta, o qual era prontamente associado com o Clube de Regatas do Flamengo. Para evitar comprometimento com os demais clubes, principalmente do Rio de Janeiro, o personagem passou por uma atualização de suas roupas no início da década de 1990, juntamente com os demais da revista Zé Carioca. Sua personalidade é amigável, porém, está sempre receoso com os planos do Zé, porque costuma sobra para ele quando dão errado. Apesar de se auto-intitular "um caloteirozinho de menor porte", às vezes arruma emprego, que sempre são arruinados pelo Zé. O papagaio vê em seu amigo um caloteiro em potencial. Adora roubar jacas do Pedrão, assim como o Zé, embora às vezes questione-se se os riscos valem a pena. Integra o Vila Xurupita Futebol Clube, já aparecendo em uma história até como capitão da equipe, e também integra a Unidos de Vila Xurupita. Sempre é ajudado pelo Zé em seus envolvimentos românticos, assim como sempre ajuda o amigo nos momentos de maiores dificuldades, seja financeira, seja para ajudar na criação de seus sobrinhos, Zico e Zeca.

Pedrão (1973) – (Pedro Silva dos Santos) é um personagem das histórias em quadrinhos Disney publicadas no Brasil. Ele é um dos principais amigos do malandro Zé Carioca. Surgiu em 1961.
As histórias mostram Pedrão como um sujeito sempre gentil e simpático. Ele é famoso por ter em seu quintal uma jaqueira, cujos frutos estão sempre sendo afanados pelo Zé Carioca; e por saber fazer uma feijoada que faz a alegria da turma da Vila Xurupita. Esses dotes culinários do Pedrão foram mostrados pela primeira vez em A Feijoada e o Sonho, história desenhada por Carlos Edgard Herrero e publicada na revista Zé Carioca 1359, de 1977.
Pedrão é dono de uma bicicleta que tem até nome: Marieta. E em algumas histórias ele pode ser visto como Capitão Porreta, um inusitado super-herói mascarado que luta capoeira.

Afonsinho (1973) – É um pato ingênuo, desatento e tímido, e, embora na maior parte do tempo não demonstre inteligência, tem raros momentos de brilhantismo, dos quais o Zé Carioca quer prontamente se aproveitar. Mas, como ele mesmo diz, "as idéias vão se apagando rapidamente na minha cabeça". Assim como seus amigos, Zé Carioca, Pedrão e Nestor, também faz parte da Unidos de Vila Xurupita e do Vila Xurupita Futebol Clube. Nas histórias mais antigas tinha uma quitanda de frutas, onde sempre recebia trotes do Zé. É o assistente do Capitão Porreta, alter-ego do Pedrão. Em raras oportunidades participa dos esquemas do Zé Carioca conscientemente.

Vive em uma mansão localizada em um bairro nobre vizinho à Vila Xurupita (embora seu endereço seja designado como Vila Xurupita em muitas histórias). Seu fiel mordomo, que também já criou aversão ao Zé, chama-se Alberto. Seu cachorro, treinado para atacar seu genro, chama-se Átila. Os dois são figuras secundárias frequentes nas histórias do Zé Carioca, o último sendo motivo de pesadelos para o papagaio. Seu genro, não por menos, tem o sogro como alvo frequente para descolar dinheiro através de seus golpes.
Foi revelado em uma revista especial que era o chefe da ANACOZECA, um grupo de cobradores do Zé Carioca. E em uma história, também foi revelado ter um irmão gêmeo que morava em São Paulo, Granolino da Rocha Vaz.

Zé Galo (1983) – (Galdino José Chaves) é um personagem de história em quadrinhos da Disney. Participa do universo do Zé Carioca, sendo o maior antagonista. Foi criado por Ivan Saidenberg e reside na Vila Xurupita, embora seja de classe média-alta.
Invejoso e querendo roubar a namorada dele, Zé Galo faz de tudo para atrapalhar a vida do Zé Carioca e rivalizar com ele. Para tanto já criou até time de futebol e escola de samba próprios, bem como uma identidade de super-herói, para concorrer com o Morcego Verde e tirar vantagem com a Rosinha. E já caiu nas graças do pai dela, o milionário Rocha Vaz, que o considera um bom partido para sua filha Rosinha. Esta, embora apareça andando em sua companhia, na maioria das vezes despreza seu caráter.
Pela popularidade do Zé Carioca na Vila Xurupita, a maioria de seus amigos também não vão com a cara do Zé Galo. Tem um tio rico e velho amigo de Rocha Vaz, chamado Epaminondas Lopes Chaves, mas que tem raras aparições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário